7 dicas para usar o cartão de crédito sem entrar em dívidas

Cartão de crédito pode ser uma mão na roda, na hora em que é preciso fazer alguma compra emergencial ou mesmo na hora do aperto, não é? O problema é que, se por um lado ele pode ser benéfico, por outro, ele pode deixar a pessoa em um verdadeiro “rolo de dívidas”, quando não se toma cuidado.

Pensando nisso, nós pensamos em 7 dicas básicas para você usar seu cartão de crédito sem entrar em dívidas, confira na nossa postagem:

1. Procure não aumentar o limite​

Muitas vezes, as pessoas se enrolam em dívidas com o cartão de crédito pelo fato do limite ser alto, e acabam não conseguindo administrar o pagamento da dívida do mesmo.

Para que você não fique endividado com o seu cartão de crédito, evite ao máximo aumentar o limite dele, mesmo que façam uma proposta irrecusável para você, pois ela pode ser perigosa. Para estipular um bom limite de cartão de crédito, dentro do seu orçamento, faça o seguinte exercício:

  • ​Coloque tudo o que você gasta no papel, incluindo o lazer.
  • Depois, pense em uma situação na qual você precisasse usar um dinheiro reserva para emergência mensal: quanto você guardaria (ou guarda) para isso?

Feito esse exercício pessoal, você pode ter uma noção de quanto poderia ser o seu limite de cartão de crédito mensal e utilizá-lo com mais tranquilidade, já que você poderá arcar com aquela dívida.

2. Controle os seus gastos semanalmente

Você costuma usar bastante o cartão de crédito? Então, a melhor forma de não perder o controle, e evitar dívidas enormes é controlar os seus gastos semanalmente. Se você ver que ultrapassou um pouquinho do seu limite, diminua o uso do seu cartão.

controlar-gastos

Controlar-se é fundamental

3. Verifique sua fatura

Verifique se a sua fatura de cartão de crédito está correta. Às vezes, a gente acaba se esquecendo de guardar as notinhas em todo lugar que vamos, durante o mês, mas você pode anotar em uma caderneta ao menos os seus gastos mais importantes, como um objeto, móvel ou serviço pago com cartão de crédito durante o mês, dessa forma você poderá reclamar, caso tenha alguma dívida indevida.

4. Pague a sua conta em dia

Uma coisa que é importante – não menos que as outras dicas – é pagar a sua conta em dia.

Pode parecer uma bobagem, mas não é, os juros das contas de cartão de crédito costumam ser altos e quanto mais você adia o pagamento, mais altos eles ficam e pode não valer a pena usá-lo, portanto veja um dia que realmente seja confortável para que você não atrase o pagamento da fatura do seu cartão

5. Analise bem uma promoção de cartão de crédito

Já recebeu alguma carta de banco oferecendo alguma promoção com seu cartão de crédito? Ela pode até ser uma proposta tentadora, mas nem sempre é tão facilitadora quanto parece.

Antes de usar seu cartão de crédito para participar de alguma promoção, verifique as taxas de juros, que benefícios aquela promoção poderá trazer a você, caso contrário dispense.

cartão-de-crédito-exemplo

Cuidado ao usar!

6. Faça compras online em sites confiáveis

Cartão de crédito e compra online é ótimo mesmo, facilita a nossa vida e pode ser um recurso utilizado sempre que possível, mas o cuidado deve ser redobrado, explicamos o motivo:

Nem todos os sites são o que parecem, alguns colocam produtos para vender, você paga com o cartão e às vezes nem recebe, isso quando não acabam vendo os seus dados como senhas, tendo o risco de, de repente outra pessoa utilizar o seu cartão de crédito.

Para que isso não aconteça, faça compras em sites conhecidos, confiáveis, verifique com outros consumidores nos grupos do Facebook e sites como “Reclame Aqui”, qual é a qualidade e respeito pelo consumidor daquela empresa, e então sua compra online com cartão de crédito será segura.

7. Repense o uso do cartão de crédito

Infelizmente, nem todos possuem condições financeiras para arcar com um cartão de crédito.

Sem dúvida, ele é um recurso interessante para auxiliar as despesas, os gastos com lazer e entretenimento, entre outras coisas, mas se você perceber que está utilizando seu cartão todo mês e pagando a fatura com muita dificuldade, será que não é hora de repensar o uso do cartão de crédito e procurar outras alternativas de crédito? Fica a dica.​

repensar
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s