Conseguindo Crédito Universitário: Como Funciona o FIES e outras Opções

Atualmente, há várias facilidades para cursar uma faculdade, mesmo que você não tenha boas condições financeiras para arcar com uma mensalidade. Sabe como? Optando por um crédito universitário!

Com o intuito de auxiliar jovens e pessoas de baixa renda a ingressarem na universidade, o crédito universitário foi feito aumentar o número de ingressantes em cursos superiores, e consequentemente aumentar a qualificação profissional e demanda de certas áreas no país.

Quer saber mais como funciona o crédito universitário e como consegui-lo? Nós contamos para você, confira na nossa postagem!

​Tipos de créditos universitários

O Brasil conta com vários tipos de créditos universitários, atualmente, e eles são:

1- FIES​

​ É um crédito universitário financiado pelo MEC – Ministério da Educação – em parceira com a Caixa Econômica, podendo ser concedido um crédito de 100% ou parcial.

É preciso ter renda mínima entre dois salários mínimos e meio e ter participado de uma​ das edições do Enem– Exame Nacional do Ensino Médio, com nota mínima de 450 pontos para poder solicitar o crédito.

​Os juros estão em torno de 6% ao ano. Faça a sua simulação online em http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/fies/Paginas/default.aspx

2- Prouni

​ O Prouni foi criado para auxiliar a entrada na faculdade de alunos vindos da escola pública, podendo ganhar uma bolsa parcial ou integral.

Para solicitar esse tipo de crédito universitário, é preciso escolher um curso em uma faculdade conveniada ao programa, ter renda de no máximo 3 salários mínimos, ter um bom rendimento na prova do Enem e não reprovar nas matérias, durante o curso, pois reprovações fazem com que o estudante perda o benefício.

Para maiores informações e dúvidas, basta acessar o site oficial com as informações do Prouni, lá tem todos os passos em detalhes.​

3- Pra Valer – Crédito Universitário

O Pra Valer – Crédito Universitário é uma idealização da Ideal Invest, uma das primeiras empresas a investir em crédito educativo no Brasil, e funciona um pouco diferente das outras opções acima, pois os contratos para os alunos são semestrais.

universitario-lendo

É uma espécie de financiamento de mensalidades do curso que pretende fazer e não necessariamente o curso todo, podendo ser interessante para quem precisa quitar apenas algumas pendencias com a faculdade.

Se você já está no ensino superior, não tem restrições no nome, possui emprego ou estágio fixo e sentiu alguma dificuldade de pagar um semestre do seu curso ou até mesmo uns três meses, o Crédito pra Valer pode ser uma solução razoável.

Mas antes, verifique se a faculdade me que você estuda é conveniada com a Ideal Invest, você pode saber disso aqui.

4- Programas de financiamentos particulares

​ Devido ao grande crescimento da entrada de estudantes nas universidades particulares, muitas delas têm investido em financiamentos próprios para facilitar a formação de seus alunos.

Por ser particular, não há uma regra para concessão de bolsas, cada instituição pode criar a sua e também os seus critérios, portanto se você se informar melhor sobre essa opção, veja se a faculdade que pretende estudar já oferece crédito universitário próprio.

5- Bancos que possuam créditos universitários​

Além das universidades, vários bancos já atentaram seus olhares para os estudantes como clientes em potencial. Bancos como Bradesco, Itaú, entre outros, oferecem o crédito universitário para ajudar o estudante a quitar suas mensalidades a cada ano.

Cada banco também pode ter a sua política, logo os juros podem ser variados além disso será melhor você ir a uma agência bancária pessoalmente (pode ser a da sua própria conta corrente), conversar com a gerência, pesquisar uma faculdade conveniada e fazer uma boa simulação, analisando os benefícios e riscos.

Infelizmente, nem todas as universidades optam por essa parceria com os bancos, mas o crescimento tem sido frequente, não custa tentar.​

Mas será que o crédito universitário vale a pena?

A resposta está na sua necessidade. É importante você pensar nela e saber se é preciso fazer uma faculdade agora e por qual motivo ela é interessante para você, se é por uma realização pessoal ou profissional.

credito universitario

Vale a pena?

Para muitos, é uma situação meio assustadora ficar em torno de 10 anos ou bem mais pagando um curso pelo crédito universitário e acabam optando por uma bolsa de estudos, mesmo parcial.

​Mas todo esforço no estudo vale a pena, afinal conhecimento nunca é demais na profissão e na nossa vida.

Sindicado de http://tesoure.com.br/conseguindo-credito-universitario/

Leave a comment